
Red Bull, o tônico tailandês que ganhou asas
“Um copo disso e seu cansaço vai embora”, garantiu o motorista de táxi tailandês a caminho do aeroporto. Sem pestanejar, o austríaco Dietrich Mateschitz aceitou a bebida, que logo aguçou seu faro para bons negócios. Tratava-se de um líquido que continha, entre outras substâncias estimulantes, cafeína e taurina, uma mistura popular na Tailândia entre profissionais submetidos a longas jornadas de trabalho.
Foi assim que Mateschitz se tornou dono da Red Bull, no início dos anos 80. Além de acreditar no potencial do produto, ele precisou ser perseverante. O empresário demorou três anos para que conseguisse a licença de fabricação do produto no mercado austríaco. Também pudera: desconhecida, a bebida continha uma dose de cafeína três vezes maior do que um refrigerante comum. Finalmente, em 1987, o energético chegou ao mercado.

eBay: tudo pode ser vendido num leilão
O programador Pierre Omidyar decidiu, no dia 3 de setembro de 1995, testar um negócio no mínimo inusitado: vender uma caneta com laser quebrada (aquelas usadas para apontar uma luz vermelha nos painéis de palestras e apresentações) por meio de um leilão na internet. A ideia, batizada na época de AuctionWeb, foi colocada dentro de um site pessoal de Omidyar junto de outras páginas, inclusive em uma sobre o vírus Ebola escrita em persa – a língua primária do programador, que é iraniano.
O mais impressionante é que Pierre conseguiu se livrar do produto por pouco mais de 13 dólares. Antes de fazer a entrega, ele questionou o comprador sobre o motivo da compra e ouviu: "Eu sou um colecionador de lasers quebrados". Vendo que dessa forma poderia negociar qualquer coisa, Omidyar investiu no site e viu seu negócio crescer absurdamente em pouco tempo. Nascia o eBay, o primeiro site de leilões virtuais do mundo. Em 1996, cerca de 250.000 itens estavam à venda no site, número que saltou para 24 milhões em um ano. Atualmente seus 89,5 milhões de usuários movimentam cerca de 60 bilhões por ano em vendas.
Entre os produtos já oferecidos constam a polêmica virgindade de uma garota, um fantasma preso em um frasco, a avó de uma menina de dez anos (esse anúncio teve de ser excluído por se tratar de tráfico de pessoas), imagens de seres divinos em alimentos (exemplo: Jesus em uma batata) e até a vida de um homem, incluindo sua casa mobiliada, vendida por 1.800 euros.

Twitter e as informações alheias
Quem acreditaria que um microblog com o objetivo original de saber o que as pessoas estão fazendo receberia 155 milhões de dólares em investimentos no ano passado? Pois a receita do Twitter vingou a ponto de a rede receber cerca de 55 milhões de visitantes do mundo todo por mês. No endereço, é possível s publicar e trocar mensagens de até 140 caracteres, tanto com a moça que vende trufa na empresa como com Bill Gates, Dalai Lama, Eike Batista e Abílio Diniz.
O conceito do Twitter foi desenvolvido em meados dos anos 90 pelo programador americano Jack Dorsey. O projeto só deslanchou em 2006, quando Jack Dorsey firmou parceria com Biz Stone e Evan Williams (fundador do Blogger). Atualmente, o Twitter tem um valor estimado no mercado de cerca de 250 milhões de dólares. Mas o potencial do negócio é muito maior. No ano passado, o serviço rejeitou uma oferta de compra por parte da rede social Facebook, que ofereceu por ele 500 milhões de dólares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário